Projeto EDUCARE celebra conclusão de mais uma etapa com aula prática e confraternização na comunidade Jacinta Andrade


O Projeto EDUCARE, iniciativa da Casa Santa Dulce, encerrou mais um ciclo de capacitação em informática básica na comunidade Jacinta Andrade nesta terça-feira (08.07.25). A última aula, que combinou revisão teórica e atividades práticas, foi seguida por uma confraternização entre alunos, instrutores e voluntários, marcando a superação de mais uma etapa no processo de inclusão digital.


Capacitação e Inclusão Digital

Ao longo do curso, os participantes aprenderam noções essenciais de informática, como uso de editores de texto, navegação na internet, segurança digital e ferramentas de comunicação. A aula final reforçou os conhecimentos adquiridos e permitiu que os alunos aplicassem o aprendizado em exercícios supervisionados.

"Muitos chegaram com medo de até tocar no computador, e hoje já conseguem criar documentos, enviar e-mails e acessar serviços online com mais autonomia", destacou uma das monitoras do projeto.

Parcerias que Transformam

Realizado em conjunto com a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), o IFSM (Instituto Federal do Sul de Minas) e a ABESPA (Associação Beneficente São Paulo Apóstolo), o EDUCARE tem como objetivo promover a qualificação profissional e a cidadania por meio da tecnologia.

"Essa parceria é fundamental para alcançarmos quem mais precisa. A informática básica abre portas no mercado de trabalho e facilita o dia a dia", afirmou um representante da organização.


Confraternização e Novos Caminhos

Ao final da aula, os alunos participaram de um momento de integração, com lanches e entrega de lembranças simbólicas. A atmosfera foi de celebração, mas também de expectativa pelas próximas turmas.

"Agora quero fazer um curso mais avançado. Isso aqui mudou minha vida", compartilhou Maria*, uma das alunas.

O Projeto EDUCARE segue com inscrições abertas para novas turmas em outras comunidades. Interessados podem buscar informações através da Casa Santa Dulce ou das instituições parceiras.

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